Unha encravada: como tratar?

Quem sofre ou já sofreu com o problema de unha encravada sabe o quanto essa situação é incômoda, dolorosa e, por vezes, um fato que vira até um caso médico devido às complicações. Esse problema ocorre quando a unha cresce e entra na carne do dedo. Sua pressão é tanta que ela causa vermelhidão, dor e inchaço ao redor da unha.

Sapatos apertados, unhas cortadas inadequadamente e mesmo o formato natural de algumas unhas são fatores causadores da unha encravada, que requer alguns cuidados para que não seja necessário recorrer a tratamentos mais drásticos, como cirurgias. Pensando nesses cuidados, preparamos algumas dicas sobre como você pode tratar a unha encravada em casa e sentir-se mais confortável. Acompanhe com a gente!

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Materiais necessários

  • Tesoura de unha com ponta fina;
  • Bacia com água quente;
  • Espátula;
  • Algodão;
  • Solução antisséptica.

Passo 1

Em uma bacia com água quente deixe o pé de molho por, pelo menos, 20 minutos. Enquanto o pé estiver mergulhado na água, massageie a lateral do dedo que está com a unha encravada. Essa medida diminui o inchaço, reduz a dor e a temperatura da água pode até matar microrganismos causadores de infecções. Além disso, facilita na hora de cortar a unha, pois a pele e a própria unha ficarão mais maleáveis para serem manipulados.

Passo 2

Ao retirar o pé de molho, seque-o muito bem e retire com uma espátula qualquer sujeira que possa estar nos cantos das unhas. Isso reduz ainda mais o risco de infecções.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Passo 3

Com o auxílio da espátula ou mesmo com a própria tesoura, levante com suavidade o canto da unha que está encravado e corte-a em linha reta. Corte a unha em uma medida adequada, sem ser curta demais, pois essa é uma das causas da manutenção de seu encravamento.

Passo 4

Passe alguma solução cicatrizante e antisséptica na região afetada, como, por exemplo, o Povidine, isso acelera a cicatrização e previne que a região sofra com infecções.

Dicas gerais

  • Evite usar meias e sapatos fechados enquanto estiver com a unha encravada. Priorize sandálias ou chinelos, pois o calor, o suor e a pressão no pé podem agravar o problema e infeccionar o local.
  • Quando a dor estiver intensa, você pode passar uma pomada anestésica no local, fazendo uma leve massagem na região.
  • Se a unha encravada estiver soltando pus, o mais recomendado é procurar um médico, pois isso é indício de que uma infecção já está instalada. Pomadas específicas, procedimentos cirúrgicos e remédios via oral podem vir a ser necessários, dependendo do caso.
  • Ao cortar as unhas, opte sempre pelo formato reto com os cantinhos levemente arredondados. Isso impede que as quinas das unhas machuquem o canto dos dedos quando estiverem crescendo.
Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

E então, depois dessas dicas você já sabe o que fazer para tratar a sua unha encravada. Jamais deixe a situação se agravar e mantenha sempre a higiene do local em dia. Se você ainda ficou com alguma dúvida escreva para a gente através dos comentários!

 

Comente (será moderado)