Saiba como tratar unhas fracas

As unhas são objeto de enorme cuidado. No entanto, além de sua relevância estética, elas costumam ser um dos grandes alvos de uma série de fragilidades: ficam quebradiças ou porosas, são usadas como morada de fungos e reagem a produtos químicos com manchas.

Para resolver esses problemas da melhor forma possível, é necessário, primeiramente, avaliar as razões específicas que geraram a debilidade que a sua unha sofre. A alimentação, a hidratação e o uso de produtos químicos são as causas mais frequentes. Pensando isso, acompanhe abaixo 10 dicas que podem ajudar no tratamento das suas unhas:

Seque bem as mãos

Para evitar fungos, não torne as suas unhas um ambiente propício a sua morada e proliferação: seque sempre bem as mãos depois de lavá-las!

Evite usar acetona

É comum chamarmos de “acetona” para qualquer “removedor”. Esse é, no entanto, uma opção ruim para as unhas, por possuir álcool na composição, causando o seu ressecamento. Mas, para nossa alegria, hoje se encontram acessíveis no mercado uma série de removedores de esmalte que não são feitos à base de acetona. O que está esperando?

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Retire as sujeiras da unha

Embaixo das unhas se forma um depósito de sujeiras no dia a dia. Retire-as com um palito antes de lavá-las.

Use luvas durante os trabalhos domésticos

As tarefas domésticas exigem o uso de uma variada gama de produtos químicos. O melhor então é que as execute utilizando luvas. Não sendo possível (ou caso considere muito incômodo), ao menos não deixe de usar um sabonete neutro após o trabalho.

Dê um tempo nos esmaltes

Você adora ter as unhas esmaltadas? Tente dar um tempo para ela: semana sim, semana não. Se tem alergia, não insista! Atente-se aos produtos hipoalergênicos disponíveis.

Evite tirar as cutículas

Não é à toa que possuímos cutículas acima das unhas. Elas funcionam como uma película protetora. Assim, retirá-las deixa as suas unhas vulneráveis a infecções causadas por bactérias e fungos. Evite!

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Deixe os pés e as mãos respirarem

Ao perceber que está com fungos nas unhas, tome o cuidado de deixá-las respirar. Evite ao máximo luvas (caso encontrem-se nas mãos) e calçados fechados (se nos pés). No segundo caso, pode ainda ajudar no tratamento (feito com orientação médica) o uso de meias de algodão que podem ser colocadas de molho em uma solução com água sanitária.

Cuide da alimentação

A alimentação interfere diretamente na saúde das suas unhas. Invista em uma rotina alimentar balanceada rica em cálcio, ferro, vitaminas do complexo B e zinco. Sementes de abóbora e de girassol (sem casca), lentilha, repolho, carnes magras, feijões e cereais integrais são ótimas fontes de minerais que podem ajudar a fortalecer e criar resistência. Eles estão na sua dieta?

Beba muita água

Assim como a carência de consumo de água pode deixar o seu corpo desidratado, o mesmo pode ocorrer com as unhas. Desse modo, beba bastante água. Você pode também alimentar-se de frutas compostas por muita água, como melancia e laranja.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Invista no alho

O alho, além de ser um tempero delicioso, é um excelente remédio natural. Se a sua unha tem problemas para crescer, você pode esmagar um ou dois dentes e deixar a pasta agir por 10 minutos. Repita diariamente para obter mais êxito!

Ajudamos você? Ajude também outras pessoas que sofrem com a fraqueza das unhas compartilhando com elas essas dicas!

Comente (será moderado)