O que pode enfraquecer a minha unha?

O seu sonho é ter unhas grandes e bonitas, porém elas insistem em descamar e lascar assim que começam a crescer. Mas acredite: isso não é apenas “falta de sorte”. Existem vários fatores por atrás das unhas enfraquecidas. Má alimentação, micoses e falta de cuidado são alguns dos vários motivos que podem estar enfraquecendo as suas unhas. Quer entender um pouco mais sobre esses fatores e saber como tratá-los? Então continue acompanhando o nosso artigo!

Removedores à base de acetona

Você sabia que a acetona enfraquece, e muito, as suas unhas? Isso mesmo! Por mais que não pareça, usar constantemente a acetona para remover o esmalte das unhas pode contribuir e muito para o enfraquecimento delas. Você já deve ter percebido que quando você passa a acetona nas unhas elas ficam com um aspecto seco e esbranquiçado, não é mesmo? Isso acontece justamente porque a acetona retira uma grande quantidade de água das unhas, ressecando não somente elas, mas também a pele que as envolve.

Diante disso, invista na compra de removedores sem acetona para que as suas unhas não fiquem fragilizadas!

Alimentação

Sim, você já deve saber que a alimentação tem tudo a ver com as unhas fracas ou fortes, certo? Mas vale a pena frisar: você é o que você come! E a sua alimentação vai refletir não só na sua saúde, mas também no seu corpo. Unhas fracas e quebradiças podem, sim, estar ligadas à má alimentação.

Para melhorar a saúde das suas unhas, a nossa dica é investir em uma alimentação balanceada e rica em nutrientes como as vitaminas C, A e as do complexo B. Para conseguir esses nutrientes, não deixe de inserir no seu cardápio alimentos como ovos, leite, carnes, cajú, cenoura, tomate, nozes e vegetais de coloração verde-escura.

Contato constante com produtos químicos

Os produtos químicos em geral, como água sanitária, desinfetantes e detergentes, fazem muito mal para as suas unhas. Esses produtos contêm reagentes que, quando entram em contato com as unhas, as enfraquecem, tornando-as quebradiças e sem vida.

Nestes casos, a alternativa é investir no uso de luvas de proteção sempre que for usar algum produto desse tipo. A sua pele e as suas unhas agradecem!

Micoses

Se as suas unhas aparecem constantemente com características como riscos esbranquiçados, opacidade e desfolhamento, o problema pode estar ligado a algum tipo de micose. Nestes casos, é muito importante ir o mais rápido possível a um dermatologista, para que ele faça o diagnóstico e te passe um tratamento  que você deverá seguir à risca para dar fim no problema.

Falta de hidratação

Unhas fracas também podem ser resultado de hidratação, afinal, não é apenas a sua pele e os seus cabelos que precisam ser frequentemente hidratados. Apesar de a hidratação vir de dentro para fora  através da alimentação como já mencionamos  você pode dar uma forcinha para as suas unhas. Uma das formas de fazer isso é envolver todas as suas unhas com o seu hidratante favorito. E fazer pequenas massagens por cerca de 15 minutos. Realize a hidratação a cada 15 dias e veja as suas unhas mais fortes!

E então, você também sofre com unhas fracas? Se encaixa em algum destes motivos? Conte para nós através dos comentários!

Comente (será moderado)