Hábitos do dia a dia que podem fortalecer as unhas

Muitas mulheres reclamam que não conseguem manter suas unhas grandes e bonitas, pois elas quebram antes que cheguem ao tamanho desejado. Unhas quebradiças, que crescem pouco e que estão com uma aparência feia são sinal de falta de vitaminas e minerais e também podem ser resultado de certos descuidos do dia a dia, como uso de produtos químicos ou uso inadequado de esmaltes. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas sobre os hábitos do dia a dia que podem fortalecer as suas unhas. Confira!

Base fortificante

Antes de passar esmaltes, use sempre uma base fortificante pois ela protege as unhas dos componentes tóxicos dos esmaltes, que as deixam manchadas e fracas. Além de cumprir essa função de proteção, as bases ajudam no crescimento e fortalecimento mais rápido, pois contêm vitaminas e outras substâncias nutritivas. Se você realmente deseja unhas saudáveis e fortes, não abra mão dessa proteção.

Movimento com os dedos

Você sabia que ações como digitação, prática de instrumentos musicais e outras atividades manuais auxiliam no fortalecimento das unhas? Isso acontece devido ao fluxo sanguíneo que fica mais intenso na ponta dos dedos, favorecendo o transporte de nutrientes para essa região. Apenas fica a ressalva de evitar fazer essas atividades com as próprias unhas, como digitar, pois isso pode fazer com que elas se quebrem. Ou seja: use as pontas dos dedos, mas não as unhas.

Boa alimentação

Uma alimentação inadequada e carente de vitaminas, minerais e proteínas é um dos principais fatores do enfraquecimento das unhas, que ficarão quebradiças, feias e com crescimento lento. Unhas fracas também podem ser sintoma de doenças mais graves, como hipotiroidismo, anemia, má circulação e carência de vitamina D. Portanto, para que as unhas cresçam sempre saudáveis, é necessário ingerir proteínas nas refeições, através de laticínios e alimentos com vitamina D, como peixes em geral, salmão, carnes e ovos.

Parar de roer as unhas

Você sabia que além de ser um hábito feio e infantil, roer as unhas faz com que elas se tornem fracas e quebradiças devido ao pH ácido da sua saliva? Abandone esse hábito se você realmente deseja unhas saudáveis e bonitas. Se for difícil para você, use unhas postiças ou mantenha as unhas sempre com base ou esmalte. Uma outra opção é deixá-las sempre curtas e lixadas, impedindo que seus dentes façam o papel de cortador.

Opte pelos removedores

É impossível não perceber o ressecamento causado pela acetona quando a usamos para retirar o esmalte. Além disso, ela enfraquece as unhas e contribui para que elas fiquem quebradiças. Portanto, substitua a acetona pelo removedor de esmalte, de preferência os que possuem glicerina e óleos hidratantes. Além de retirar os esmaltes, os dedos e as unhas permanecerão hidratados.

Faça pausas de esmaltes

O máximo de tempo recomendado para ficar com o esmalte nas unhas é uma semana, pois mais tempo do que isso fará com que elas não respirem e tenham seu crescimento comprometido, além de ficarem fracas e quebradiças. A dica é: depois de uma semana com esmalte, fique ao menos um ou dois dias sem nada nas unhas, deixando-as respirar livres.

E então, você está pronta para seguir nossas dicas para cultivar unhas mais fortes e bonitas? Se tiver alguma dúvida ou sugestão, escreva para a gente!

Comente (será moderado)