Cutículas: saiba como elas podem manter as unhas saudáveis

As cutículas são aquelas famosas camadas de pele que são removidas no momento de fazer as unhas. Existe a cutícula interna — responsável por ligar o dedo à unha —, e a cutícula externa, que fica ao redor do dedo. Para manter as unhas saudáveis, é importante não removê-las completamente, mas apenas retirar os excessos, pois as cutículas representam uma importante proteção para a saúde das unhas. Quer saber mais sobre como as cutículas podem manter as suas unhas saudáveis e conhecer algumas dicas para estar com as unhas sempre bonitas? Então continue acompanhando o nosso artigo!

Hidratação

Mantenha as cutículas sempre hidratadas, fazendo a correta higienização das mãos e usando um creme adequado. A água também ajuda a hidratar as cutículas, mas muitas manicures já não usam a técnica de deixar as mãos de molho para amolecê-las, neste caso, pode ser usado um algodão umedecido sobre elas. O importante é não hidratá-las somente no dia de fazer as unhas, mas todos os dias, com a ajuda de um hidratante de mãos e unhas.

Deixe a unha respirar

Muitas pessoas se perguntam se é importante ficar um tempo sem esmalte. Isso é importante para dar aquele tempo de “respiro” para as unhas e, consequentemente, para as cutículas. Ficar com as unhas cobertas sempre por esmaltes pode provocar algum tipo de alergia ou intolerância. Antes de pintar as unhas novamente, procure deixa-lás pelos menos um dia sem esmaltes.

Procure profissionais de confiança

As pessoas devem ficar atentas aos salões que frequentam. Muitos locais não atendem às condições básicas de higiene e cuidados recomendados e colocam a saúde global das pessoas em risco. Procure saber como é feita a assepsia dos equipamentos, se são usados produtos de qualidade, se os esmaltes são bons e estão dentro do prazo de validade e se a instituição possui profissionais devidamente capacitados para cuidar de suas unhas e cutículas.

Cuide da saúde do corpo

As características externas do corpo respondem aos cuidados que temos com a saúde geral, incluindo a alimentação e a hidratação constantes. Ingerir alimentos saudáveis, ricos em vitaminas A e C, o consumo constante de água, evitar o consumo de alimentos gordurosos e ricos em sódio e reduzir o consumo de açúcares são medidas importantes para manter a saúde em equilíbrio. Uma pessoa doente tende a ter baixa imunidade e pode ficar com unhas e cabelos enfraquecidos, comprometendo toda a saúde.

Evite ferimentos

Muitos países não têm a cultura de retirar cutículas. No Brasil, as mulheres ligam uma unha bem feita à completa remoção das cutículas. Esse fato faz com que muitas peçam para a manicure “afundar bem” a cutícula para realçar melhor as unhas, o que não é muito recomendado. Deve-se evitar ao máximo retirar a pele até ferir, pois isso deixa a pessoa vulnerável a infecções. O ideal é retirar o excesso de pele e empurrar o restante com espátula.

Cuide após a pintura

Além dos cuidados durante toda a semana, antes e no momento de fazer as unhas, é importante cuidar depois de finalizada a pintura. Pingar uma gota de óleo secante sobre cada cutícula ajuda a acelerar a secagem e contribui para mantê-las sempre hidratadas. Outra coisa importante é não arrancar as famosas “pelinhas” que podem se formar ao redor dos dedos. É impossível investigar se elas aparecerem com frequência e retirar apenas com um alicate adequado, jamais mordendo ou com os dedos.

E então, vai usar essas dicas de agora em diante? Se você ficou com alguma dúvida escreva para nós através dos comentários!

Comente (será moderado)