Como fortalecer as suas unhas

Depois da boca, as mãos ocupam o segundo lugar na comunicação humana. Gesticular, indicar e manipular objetos são ações que as colocam em evidência no nosso cotidiano. Além disso, culturalmente elas ganharam uma importância imensa, e é hábito mantê-las bem cuidadas, saudáveis e higienizadas. Desse modo, além de serem um eficaz sinalizador de problemas de saúde em geral, há uma preocupação enorme com a sua aparência. Para que você consiga fazê-las crescer sem manchas e sem descascar, separamos aqui algumas dicas de cuidados que podem ser tomados. Acompanhe!

Mantenha uma alimentação saudável

Comer bem e abastecer o corpo com os nutrientes necessários à sua saúde, além de ser um excelente hábito, é um modo de fazer a manutenção das unhas. Desse modo, se você sente que suas unhas estão crescendo com maior lentidão ou não estão com um aspecto saudável (apresentando manchas ou descascando), atente-se para carência de cálcio, zinco e magnésio. Para facilitar, anote esta listinha de alimentos que prometem acabar com os seus problemas: peixes de água salgada, gema cozida, brócolis, lentilha, repolho, carnes magras, cereais integrais, abóbora, além de frutas como laranja, limão, morango e goiaba, ricas em vitamina C.

Acabe com o mau hábito de retirar as cutícula

Embora seja um costume nacional, a retirada da cutícula não é nada recomendável. Uma vez removida para a passagem do esmalte, a fim de deixar as unhas com um bom acabamento, você compromete a proteção da unha. Entre os problemas ligados a essa ação, estão os fungos! No início não é fácil, mas com o tempo pode obter o mesmo resultado estético apenas empurrando-as. Uma dica é manter as mãos e as unhas sempre hidratadas com creme e, se possível, investir em um hidratante específico para cutículas.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Se proteja contra produtos químicos

Lavar a louça, ter contato com vários tipos de produtos de limpeza e limpar a casa em geral, deixam as mãos extremamente vulneráveis a produtos químicos. O que poucas pessoas sabem, no entanto, é que isso pode ter um efeito extremamente danoso para as unhas. Para evitar que elas sejam atingidas, tente sempre executar essas tarefas utilizando luvas! Terminou? Leve-as e passe creme, sempre!

Trate sua unha com bases fortificantes

Para dar mais força, rigidez e brilho às suas unhas, as bases fortificantes são altamente recomendadas. Hoje, são muitas as variedades disponíveis no mercado, como as que alisam as unhas (para as que ficam algumas vezes quebradiças e irregulares) e as extremamente ricas em vitamina. O importante é que você se lembre sempre de passá-las, até mesmo antes de passar o esmalte.

Imagem:Divugação

Imagem:Divugação

Prefira removedores sem acetona

Antigamente a palavra “acetona” era usada para se referir a qualquer removedor de esmalte. No entanto, você já deve ter notado que ao usar acetona as suas unhas ficam esbranquiçadas. Isso se dá em função do ressecamento que ela causa. Para sua sorte, graças a pesquisas e à evolução da indústria de cosméticos, hoje é muito fácil encontrar removedores que não possuem esse composto, havendo inclusive alguns que trazem em sua fórmula hidratantes — prefira-os!

Agora que você já sabe as melhores estratégias para fortalecer as suas unhas é hora de colocá-las em prática e sentir a diferença! Depois disso não se esqueça de voltar aqui e contar pra nós os resultados através do espaço de comentários!

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Comente (será moderado)