Como evitar a quebra das unhas?

Existe coisa pior do que estar com as unhas impecavelmente feitas e esmaltadas e, logo depois de passar pela manicure, ver uma delas quebrar bem diante dos seus olhos? Tudo bem, até existe coisa pior, mas você tem que concordar que ter unhas quebradiças está entre os grandes fantasmas da beleza, não é mesmo? Esse problema pode até ser comparado com cabelo esverdeado por causa do cloro ou com pelo encravado após a depilação. A boa notícia é que adotando as medidas certas, é possível ter unhas mais fortes, saudáveis e menos quebradiças. Quer saber como tornar isso possível? Então confira nossas dicas!

Use base antes do esmalte

Antes de esmaltar as suas unhas, sempre passe uma camada de base nelas. Esse simples truque ajuda a impedir problemas como desidratação, enfraquecimento e quebra. A base é um produto responsável por proteger a lâmina ungueal, mas é importante escolher produtos de qualidade para garantir um bom resultado.

Evite o contato direto com produtos químicos

Produtos químicos possuem ativos que danificam as unhas e as tornam mais quebradiças. Por conta disso, é importante usar luvas toda vez que você for lavar louças. Além disso, evite o uso excessivo de removedores de esmalte.

Alimente-se bem

Talvez você não saiba, mas uma das principais causas da quebra de unhas é a carência de vitaminas no organismo. Daí a importância de adotar uma alimentação rica e equilibrada, composta por frutas, verduras, carboidratos integrais, legumes e oleaginosas.

Hidrate as unhas

Para manter as unhas fortes e à prova de quebra, hidrate-as diariamente com cremes à base de ureia, hidratantes com lactato de amônia e óleos de jojoba, amêndoas ou malaleuca. A hidratação de dentro para fora também é necessária. Sendo assim, habitue-se a tomar pelo menos dois litros de água por dia.

Tome cuidado com o formol

Algumas manicures recomendam que suas clientes usem formaldeído para fortalecer as unhas. Elas realmente endurecem após a aplicação do produto, mas se essa estratégia for utilizada, ela não deve ser prolongada por muito tempo, pois o formol pode causar ressecamento intenso e dermatite de contato. Portanto tenha cuidado e jamais faça sem o acompanhamento de um profissional.

Aposte em produtos fortalecedores

Uma boa maneira de evitar a quebra é usar produtos específicos para o fortalecimento das unhas. Veja a seguir uma lista de produtos que são recomendados para essa finalidade: Base com cravo: a base de cravo é rica em óleos essenciais que ajudam a proteger e hidratar as unhas danificadas. Casco de cavalo: conhecida por suas propriedades fortalecedoras, o casco de cavalo é bastante eficiente no que se propõe, mas deve ser evitado por quem tem alergia. Biotina (Vitamina B8): Essa  substância pode ser usada topicamente para fortalecer as unhas ou oralmente, para suplementar a alimentação e evitar a quebra  ungueal e a queda de cabelo. E você, que cuidados tem com as suas unhas para evitar quebras e deixá-las sempre saudáveis e bonitas? Conte para nós através dos comentários e continue sempre de olho nas nossas dicas!

Comente (será moderado)