Alimentos que ajudam no cuidado com as unhas

A alimentação está intimamente relacionada com a saúde do nosso organismo, o bom funcionamento de nossos sistemas e a nossa aparência saudável. Pele, cabelos e unhas em mau estado são os primeiros indícios de que algo não vai bem, de que precisamos nos nutrir e cuidar melhor de nossa alimentação. No caso das unhas, certos alimentos, inclusive, ajudam não apenas a deixá-las mais bonitas, como auxiliam no seu crescimento mais forte e mais saudável. Se as suas unhas crescem muito devagar, se quebram com facilidade e estão manchadas, conheça os alimentos que irão ajudá-la a crescer mais rapidamente com força e com saúde!

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Retiram as manchas

Se as suas unhas são fracas, estão sempre quebrando e manchadas, os alimentos mais indicados são os ricos em cálcio, ferro e proteínas. Iogurtes, ovos, carnes, frango, tomate e vegetais de folhas verde escura como espinafre, agrião, couve e brócolis são altamente recomendados.

Clareiam as unhas escuras e retomam seu brilho

Se as suas unhas são de cor escura e sem brilho, estão faltando vitaminas do complexo B na sua dieta. Os alimentos que suprem essa carência são os cereais, ovos, banana, carnes, vegetais de folha verde escura, abacate e nozes.

Eliminam as manchas brancas e listras das unhas

Se as suas unhas apresentam essas características, isso é indício de que carência de zinco no organismo. Ele é um mineral encontrado em laticínios, carnes vermelhas, ovos, fígado, grãos integrais como quinoa e amaranto, frutos do mar como ostras e caranguejo.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Fortalecem as unhas

O fortalecimento das unhas é obtido também através de alimentos que produzem queratina. Os mais indicados são os que oferecem biotina – como peixes de água salgada (sardinha, arenque e salmão), grãos integrais, levedura e a gema do ovo – e também vitamina C, como morango, goiaba, laranja, limão, acerola, pimentão amarelo e mamão. A vitamina A também é importante para a formação dos tecidos epiteliais, o que contribui com o fortalecimento das unhas. A combinação entre pêssego, limão, amora e damasco é uma receita e tanto para fornecer vitamina C e E para as unhas e garantir a sua força.

Dica geral

As unhas fracas e quebradiças são uma tendência do nosso tempo, onde nos alimentamos de muita comida industrializada e de pouquíssimos nutrientes. Uma alimentação diária rica em legumes, frutas, verduras, carnes, peixes e cereais resulta, necessariamente, em unhas, pele e cabelos mais bonitos e saudáveis. Alimentos quem contém vitaminas e minerais devem ser prezados em detrimento daqueles que possuem apenas calorias vazias, ou seja, apenas carboidratos e gorduras. Além disso, a hidratação com a ingestão de no mínimo 2 litros de água por dia auxilia na hidratação das unhas e na manutenção de seu aspecto saudável.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

E então, o que achou de nossas dicas? Você percebeu que além de frequentar a manicure toda semana, a beleza de suas unhas depende antes e exclusivamente de você? Não apenas os esmaltes podem deixar a sua unha bonita, os alimentos certos também!

Você ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão para compartilhar? Escreva para nós através dos comentários!

 

Comente (será moderado)