8 mitos e verdades sobre as unhas

Como tudo que é ligado a beleza, o assunto unhas é muito comum entre as mulheres. Afinal, todas querem saber como deixá-las fortes e bonitas, não é mesmo? E é nesse momento que muitos mitos surgem. Por isso, confira abaixo o nosso artigo e descubra o que é verdade e o que não é.

Esmalte escuro fortalece as unhas. Mito

Quem nunca recebeu essa dica de uma amiga, não é mesmo? Mas a verdade é que os esmaltes escuros têm a mesma química dos esmaltes claros. No entanto, esse mito surgiu porque quando utilizamos o esmalte escuro, parece que ele forma uma película mais espessa sobre as unhas. Porém, isso não interfere no fortalecimento. Pelo contrário, alguns esmaltes deixam as unhas ainda mais fracas. Portanto, na hora da compra, prefira as marcas conhecidas do mercado e que são testadas dermatologicamente.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Deixe as unhas sem esmalte, elas precisam respirar. Mito

Frase muito comum nas rodinhas de amigas. Afinal, quem nunca deixou de passar esmalte para que as unhas respirem? Se você já fez isso, perdeu a oportunidade de usar um esmalte bonito. As unhas não respiram, porque são formadas de células mortas de queratina. Quando uma pessoa deixa de esmaltar as unhas, elas podem ganhar um aspecto mais saudável. Se isso aconteceu com você, verifique a qualidade do seu esmalte e troque de marca imediatamente. Esmaltes com qualidade inferior danificam as unhas.

A acetona agride as unhas. Verdade

A acetona tem em sua formulação compostos químicos muito agressivos. Portanto, o uso excessivo do produto pode deixar as unhas com aquele aspecto esbranquiçado e ainda provoca a quebra. Para remover o esmalte, o ideal são removedores sem acetona.

Lixar enfraquece as unhas, o melhor é cortá-las. Mito

Lixar ou cortar as unhas não fortalece e nem enfraquece. Portanto, sinta-se livre. O ato de cortar ou lixar as unhas não traz nenhum beneficio para a saúde da mesma.

Para ter unhas saudáveis, devo cortá-las no inicio da carne. Mito

Cortar as unhas muito rentes à carne pode ocasionar o seu deslocamento e a perda da unha. As unhas são a proteção dos dedos, portanto, se você gosta de unhas mais curtinhas, deixe uma pequena parte ultrapassar a carne.

Tirar a cutícula pode causar danos às unhas. Verdade

A cutícula é uma película que sobrepõe às unhas. Ela funciona como uma barreira contra as bactérias e fungos. Se você quiser retirar as cutículas das unhas, primeiro empurre e corte somente o excesso, algo bem superficial. Para deixar as cutículas menos visíveis, use hidratante para mãos diariamente.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Posso pegar alguma doença fazendo unhas no salão. Verdade

Isso não é segredo para ninguém. As micoses são geralmente causadas por fungos que podem ficar nas lixas, cortadores, dentre outros. Além disso, é possível contrair hepatite. Portanto, procure um salão que use produtos descartáveis e que tenha equipamento necessário para esterilizar espátulas, cortadores e alicates. O ideal é comprar um kit de manicure e levá-lo toda vez que for fazer as unhas.

Usar luvas de borracha interfere na saúde das unhas. Mito

Se você usar as luvas de borracha quando vai manusear produtos de limpeza, por exemplo, não existe problema nenhum. Mas fique atenta: não é aconselhável passar muito tempo com as luvas úmidas, porque elas podem proliferar bactérias que causam “unheiro”. Sempre que terminar uma atividade, lave bem as mãos, seque e hidrate.

E você, tem alguma dúvida sobre o que mito e verdade em relação às unhas? Deixe a sua pergunta nos comentários abaixo.

imagem: divulgação

imagem: divulgação

Comente (será moderado)