6 alimentos amigos das mulheres

Aquela velha história do “você é o que você come” faz muito sentido, afinal, uma alimentação rica e equilibrada é fundamental para a manutenção da saúde e bem-estar, independentemente do gênero e da idade.

Quando se trata das mulheres, a alimentação assume um papel extremamente importante, pois existem determinados alimentos que funcionam com verdadeiros remédios naturais que previnem e combatem problemas comuns entre o público feminino. Descontroles hormonais, câncer de útero, câncer de mama, diabetes, colesterol, osteoporose, hipertensão, endometriose, anemia e baixa autoestima são algumas das ocorrências que a alimentação saudável pode ajudar a tratar.

Se você é mulher e quer se sentir bem e cuidar da saúde e da beleza indo muito além das maquiagens, vestuários e tratamentos estéticos, continue lendo o nosso artigo e conheça os alimentos que são seus amigos íntimos. Vem com a gente!

Frutas cítricas

As frutas cítricas, como a laranja, a acerola, o morango e a tangerina, são bem amigas das mulheres. Além de serem deliciosas, elas fortalecem o sistema imunológico, são antioxidantes e previnem o envelhecimento precoce. No caso específico do morango, ele contém enzimas capazes de bloquear a formação de rugas.

Imagem:Divulgação

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Inhame

Quem diria que o inhame é também um grande amigo das mulheres? Ele é um alimento multifuncional que ameniza os sintomas da TPM, diminui as cólicas menstruais, estimula a libido, aumenta as defesas do organismo, combate a retenção de toxinas e líquidos, tem ação anti-inflamatória e ainda por cima, evita a celulite.

Soja

A soja é também uma grande aliada do público feminino, pois contém isoflavonas que auxiliam diretamente na diminuição do colesterol, além de amenizar os principais sintomas da menopausa, dentre eles o calor em excesso, a secura na pele, a insônia e a mudança de humor. Vale a pena inserir a soja no cardápio!

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Água e fibras

A prisão de ventre é uma reclamação frequente entre as mulheres. Para evitar esse problema, o ideal é ingerir muita água (no mínimo dois litros por dia). Além disso, é indispensável consumir as fibras naturais de verduras, frutas, legumes, grãos integrais e cereais. Isso é fundamental para que o seu intestino trabalhe melhor e o seu corpo e a sua pele fiquem hidratados de dentro para fora.

Chocolate meio amargo

Quem disse que o chocolate é vilão da dieta? O cacau, principal ingrediente do chocolate, possui um antioxidante poderoso, capaz de aumentar a irrigação sanguínea e também o surgimento de rugas. Vale destacar que chocolate meio amargo é rico em flavonoides, o que diminui potencialmente a TPM. Para completar, que mulher não adora comer chocolate?

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Peixes e carnes

As carnes brancas e vermelhas são fontes de proteína, que por sua vez, são responsáveis pela manutenção e oxigenação dos tecidos. Como se não bastasse, elas possuem ferro e zinco. Os peixes, como linguado e salmão, possuem ainda os ácidos graxos e ômega 3 que ajudam na prevenção de doenças cardíacas.

Nutrientes essenciais no cardápio feminino

Além dos alimentos citados acima, existem alguns grupos de nutrientes que não podem faltar no prato das mulheres. Veja só:

  • Ferro: esse mineral é muito impontante na reposição do ferro perdido durante o ciclo menstrual. Quando ingerido com a vitamina C, a absorção é maior. Você encontra o ferro na lentilha, feijão, fígado e couve.
  • Cálcio: o cálcio é, sem dúvida nenhuma, crucial para a saúde das mulheres. Ele previne a osteoporose e perda de massa óssea, ocorrências muito frequentes em mulheres. Alguns alimentos que contém cálcio na composição são leite, iogurte, peixes e folhas verde-escuras.
  • Betacaroteno: o betacaroteno ajuda na síntese dos tecidos do corpo, além de prevenir o câncer de mama. Essa substância você encontra na abóbora, cenoura, brócolis etc.
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E aí, esses alimentos já fazem parte da sua dieta? Que tal incluí-los no seu cardápio e sentir o que esses amigos podem fazer pela sua saúde? Comente aqui abaixo!

 

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