5 sintomas de desequilíbrio hormonal em mulheres

Os hormônios são substâncias produzidas por diversas glândulas do nosso corpo e atuam separadamente ou em conjunto para manter as funções orgânicas funcionando corretamente. Através deles é que os seres humanos crescem e se desenvolvem, regulam a quantidade de outras substâncias no organismo e até mesmo avisam o corpo quando é a hora de dormir. Sua existência, portanto, é fundamental à nossa existência.

Devido a uma série de fatores como stress, alimentação inadequada, uso de medicamentos, sedentarismo, dentre outros, pode haver desequilíbrio hormonal em algum momento da vida das mulheres, prejudicando seu metabolismo, seu humor e vários outros aspectos de sua saúde. Para saber identificar se você está passando por isso, saiba nesse texto quais são os principais sintomas de desequilíbrio hormonal em mulheres. Confira!

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Cansaço excessivo

Se você está sentindo um cansaço fora do normal independente de ter realizado atividades difíceis, este é um dos principais sintomas de desequilíbrio hormonal. Se o cansaço está impedindo-a de executar tarefas comuns e de ter iniciativa para seguir a vida, você deve procurar um médico e fazer exames para medir os hormônios. O que muitas vezes é diagnosticado como depressão ou problemas psiquiátricos, não passa de um desajuste no sistema endócrino.

Ganho de peso

Se você sempre manteve o peso estável, pratica exercícios, come moderadamente e mesmo assim está ganhando peso, este também é um indício de desequilíbrio hormonal. O exemplo mais clássico é o hipotiroidismo, onde os hormônios da tireoide são produzidos em menos quantidade, levando ao aumento de peso, queda de cabelo e unhas frágeis. Observe se esses três sintomas estão acontecendo ao mesmo tempo no seu corpo. Caso a resposta seja positiva, é quase certo que esse seja seu diagnóstico.

Insônia

Se você sempre teve um sono tranquilo durante a noite e agora não está conseguindo dormir com facilidade, ou mesmo acordando no meio da noite devido ao sono leve, este também é um sintoma de que os seus hormônios podem estar desequilibrados. Se não houver nenhum motivo concreto de preocupação e stress para te tirar o sono, a causa realmente pode ser orgânica. Convém procurar um médico!

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Perda de libido

Ao contrário do que muita gente pensa, a libido não significa apenas a energia que direcionamos para o ato sexual, mas a energia criativa que nos impulsiona e nos faz tomar iniciativas na vida. Se você anda sem vontade para realizar planos, desejos e metas, anda desanimada e, inclusive, sem vontade de fazer sexo com seu parceiro, essa baixa na libido pode ser um desajuste hormonal. Investigue essa perda da libido o quanto antes pois isso pode colocar em jogo a sua própria relação.

Ansiedade e irritação

Se você anda tendo taquicardias, pensamentos ansiosos e a irritabilidade aumentada, fique de olho nos seus hormônios. A TPM que acomete a maioria das mulheres acontece justamente devido às alterações hormonais mensais antes da menstruação. Já pensou em uma TPM constante? Pois é, isso é possível se os seus hormônios estiverem desregulados. Aqueles sintomas que você sente apenas por alguns dias passam a se tornar constante em sua vida, o que exige acompanhamento médico, pois convenhamos, ninguém merece!

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Se você vem sentindo esses sintomas em conjunto, não hesite e vá ao seu ginecologista. Com alguns exames você saberá rapidamente se você está de fato com desequilíbrio hormonal e receberá o tratamento adequado! Você ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Escreva para a gente através dos comentários!

 

Comente (será moderado)