5 maneiras de tratar unhas fracas e quebradiças

Embora seja um detalhe na imensa extensão do corpo, a unha ganhou um lugar de destaque em nossa cultura. Deixá-las bonitas e bem cuidadas tornou-se uma exigência, e podemos dizer até que unhas bem cuidadas representam um verdadeiro cartão de visitas individual. No entanto, mais que uma questão de aparência, a manutenção não está desligada do cuidado geral com o corpo! Se você sofre com unhas fracas e quebradiças, continue lendo o nosso post e confira algumas importantes maneiras de tratar o problema!

Limpeza das unhas

Você já deve ter notado que embaixo da unhas se acumulam muitas sujeiras ao longo do dia. Ao lavar as mãos, no entanto, muitas vezes nos esquecemos disso. Para melhorar a qualidade da limpeza, deixe sempre acessível no banheiro palitos ou escovas próprias para higienizar as unhas antes de ensaboar as mãos. E, para evitar os fungos — que se proliferam em ambientes úmidos —, seque-as bem!

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Proteção contra produtos químicos

O cotidiano nos exige a utilização de um enorme número de produtos químicos. Entre eles, destacam-se os produtos de limpeza. Ao fazer uso deles, sempre que possível, use luvas de proteção. Outra química que pode ser ruim é a acetona. Você já deve ter notado que, quando faz uso dela, as unhas ficam imediatamente esbranquiçadas. Isso se dá em função do ressecamento que o produto causa. Para evitá-lo, opte sempre por removedores sem aceto, hoje amplamente disponibilizados no mercado.

Alimentação balanceada

Comer bem influencia no funcionamento de todo o organismo e, quando o assunto são suas unhas, isso não é diferente. Sabia que unhas esbranquiçadas ou quebradiças podem ser um alerta? Se este é o seu caso, as sementes de abóbora e girassol podem oferecer um excelente auxílio. Além delas, inclua em sua dieta alimentos como brócolis, lentilha, repolho, cereais integrais, couve-de-bruxelas, carnes magras e feijões.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Costume de retirar cutículas

Você já deve ter escutado que fora do Brasil é muito incomum a retirada das cutículas, sendo conhecido como um procedimento estranho e tipicamente nosso. Isso ocorre porque a cutícula ser uma pele que protege a base das unhas contra a entrada de fungos e bactérias. Ao eliminá-la, você acaba deixando as unhas vulneráveis. Se você já faz isso há muito tempo, terá um pouco de dificuldade em simplesmente interromper o processo. O que pode ser feito é uma redução gradual dessa retirada, alternada com uma diária e abundante hidratação das unhas, sobretudo na base. Busque fazer isso até que possa abandonar os alicates pelas espátulas. No entanto, muito cuidado, pois a agressividade do uso delas também pode causar traumas nas unhas.

Bases para unhas

As bases têm um papel importantíssimo para as unhas. Elas nivelam a superfície, ajudando a criar uma homogeneidade na pintura, e contribuem com a durabilidade do esmalte. No entanto, não é apenas esse papel estético cumprido por essas verdadeiras amigas de todas as horas. Sem corantes, elas foram feitas para proteger as unhas, evitando aquele amarelamento que, sobretudo os esmaltes de cores fortes, deixam. Agora, se as unhas fracas, quebradiças e de crescimento lento já são uma realidade a ser enfrentada, pesquise bem a marca! Hoje, você pode encontrar excelentes bases, incluindo algumas com solução própria para fortificá-las e resolver esses problemas.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

E então, ao ler o nosso artigo você se lembrou de alguma outra dica interessante sobre cuidados com unhas fracas e quebradiças? Compartilhe com a gente através dos comentários!

 

Comente (será moderado)